NOSSOS PROJETOS
CCO/GRLO (Barra, Jacarépaguá e Recreio)
Esse centro de controle e automação é o resultado de um termo de cooperação técnica entre a CEDAE e a ADEMI que resultou na doação de um projeto, composto pelo CCO (Centro de Controle e Operação) e pelos pontos onde existem válvulas telecomandadas e sensores.
Abrigando a gerência, outros setores e também a sala do CCO, foi construído um prédio de dois pavimentos com aproximadamente 340m² por pavimento.
Em funcionamento no CPD (Centro de Processamento de Dados) do CCO existe um sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) redundante.Temos ainda o servidor de banco de dados, que armazena o histórico de medições, também com redundância.
Os dados de campo são adquiridos via protocolo MODBUS do PLC (Programmable Logic Controllers) instalado nos pontos. Um roteador recebe as informações dos instrumentos de campo, proveniente dos pontos, via rede GPRS. Todos os servidores e computadores se comunicam com a rede SCADA através de protocolo TCP/IP.
Na sala do CCO foram instalados dois computadores de operação e uma tela de vídeo wall, de onde é possível abrir as telas de controle e supervisão do sistema. O sistema permite que os usuários cadastrados façam conexão remotamente através de notebooks. Nestas telas é possível enviar um comando para mudar o posicionamento de 0% a 100% de abertura das válvulas nos pontos, visualizar alarmes, verificar leituras em tempo real de vazão e pressão a montante e a jusante da válvula.
Essa observação em tempo real da rede de distribuição nos habilita a maximizar a distribuição de água na região, pois permitindo o controle das válvulas remotamente.
Após algum tempo de funcionamento ficou constatado que em alguns pontos é possível parametrizar um determinado funcionamento de acordo com as medições de pressão e vazão no ponto, como é o caso do ponto Barra Bali. Neste ponto, que é a divisão entre a Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes notou-se que durante a madrugada o gradiente de pressões se inverte. Durante este período é possível fornecer água do Recreio para a Barra.
Outra situação em que ficou evidente a eficiência do sistema foi durante um incidente no bairro da Freguesia, quando um apartamento pegou fogo e foi necessário fechar a válvula de um ponto para represar água para que o Corpo de Bombeiros pudesse combater o incêndio. Essa manobra elevou a pressão de 6mca para 30mca e foi feita em apenas 3 minutos de forma remota fora do horário de expediente.